domingo, 20 de junho de 2010

Dignidade

Li uma frase hoje que me fez pensar tanto!

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar." (Dias Gomes)

Então fiquei tentando definir a tal palavra e recorri ao bom e velho dicionário..." Qualidade de quem é digno; nobreza; respeitabilidade." E entre os sinônimos: HONRA.

Pois bem...automaticamente comecei a relembrar de várias situações onde me senti desonrada, com a minha dignidade ferida e começou a me dar um aperto enorme no coração em perdeber que em muitas dessas vezes eu mesma permiti que roubassem a minha dignidade!
Pessoas, situações, tantas coisas fazem com que a gente, muitas vezes sem nem perceber, deixemos que nossa honra seja maculada.
Ou então outros casos onde somos humilhados, caluniados, ofendidos e antes mesmo de conseguirmos enxergar de onde veio a pancada, já estamos no chão.

Começou a me dar raiva, tristeza, um desejo de falar pra tudo e todos que um dia me feriram com palavras, atitudes, difamações, invejas, e todos aqueles sentimentos desprezíveis que os seres humanos teimam em cultivar, que é hora de ouvir agora!

Mas aih Deus me lembrou da Palavra dEle que eh sempre o melhor conforto que diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”


Depois em 1 Pedro 5:6 “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”

E pra terminar em Lucas 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”


Então pensei comigo... Ele é a minha justiça! E nada passa desapercebido aos Seus olhos!
E ao mesmo tempo, como diz a frase que iniciou o post, resolvi não negociar mais! E vou fazer o que estiver ao meu alcance pra preservar a minha dignidade no que precisar! Sendo humilde, respeitando, mas sempre com a mão na Espada!


Nenhum comentário: